Novos sinais de trânsito com câmeras começam a multar nesta segunda-feira

A nova sinalização semafórica com câmeras integradas já está multando. O motorista que ultrapassar o sinal vermelho ou parar em cima da faixa de pedestres, de 6h às 22h, levará multa gravíssima, no valor de R$293,47.

O sistema de sinalização começou a ser instalado no dia 8 de julho, em diversos pontos estratégicos ao redor de Nova Friburgo. São 15 sinais espalhados, fiscalizando 30 faixas, pelo Centro, Olaria, Paissandu e Duas Pedras.

O dispositivo é formado por uma câmera com imagem aberta, captando tudo ao redor, a segunda câmera mais fechada, identificando com precisão placas de veículos, e uma terceira câmera instalada de frente, com o objetivo de evitar que o motorista seja multado injustamente.

A central de monitoramento vai funcionar na própria sede da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, sendo operada pela Eletrosinal, empresa fornecedora do equipamento. De acordo com a Prefeitura, o motorista multado receberá todas as imagens da infração em foto, tendo a oportunidade também de assistir às gravações na central.

Desde o anúncio dos novos sinais de trânsito, motoristas vêm contestando sobre a forma como o veículo será multado. Nas redes sociais, um condutor deu o exemplo de “ultrapassar a faixa de retenção para dar espaço à ambulâncias”, outro em relação ao engarrafamento que é rotineiro em horários de pico. Questionamos à prefeitura como será a fiscalização em situações como essas, mas ainda não tivemos retorno.

Confira os pontos com os novos semáforos:

– Avenida Comte Bittencourt x Rua Augusto Cardoso 
– Avenida Comte Bittencourt x Rua Francisco Miele
– Avenida Galdino do Valle Filho x Ponte Branca
– Avenida Santos Dumont x Rua Francisco Miele
– Rua José Ruiz Bolea x Rua Sete de Setembro
– Avenida Rui Barbosa x Rua Aristão Pinto
– Avenida Rui Barbosa x Rua Henrique Zamith
– Avenida Euterpe Friburguense x Rua Padre Luís Yabar
– Praça Marcílio Dias, Paissandu.
– Avenida Barão de Nova Friburgo / Conselheiro Julius Arp x Alameda Joseph Walter Vogt (mão inglesa), Bela Vista
– Alameda Barão de Nova Friburgo x Rua Bahia, Bela Vista
– Avenida Janete Pires Barroso x Rua Maria D’Ângelo Magliano, Olaria
– Avenida Governador Roberto Silveira, na altura da Fripão, Duas Pedras
– Avenida Governador Roberto Silveira x Rua Joaquim de Macedo Soares, Curral do Sol

Paula Winter

Paula é jornalista, apresentadora e chefe de reportagem do ZoomTV Jornal. Formada pela Universidade Estácio de Sá, trabalha há 6 anos na área. Já produziu o Programa Atual, exibido pelo SBT para 50 cidades do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta