Nova Friburgo adquire duas novas ambulâncias para necessidades básicas de saúde

Em um ato simbólico, que aconteceu na tarde de quarta-feira, 11 de novembro, no pátio da prefeitura de Nova Friburgo, foram entregues duas novas ambulâncias que ficarão à disposição das unidades básicas de saúde nos distritos, que ainda seriam definidos. Entramos em contato com a prefeitura para saber sobre essa definição, mas não obtivemos uma resposta.


As ambulâncias são de simples remoção e passam a integrar o setor de atenção básica. Foram adquiridas através do Fundo Nacional de Saúde, um programa do Ministério da Saúde – que visa fortalecer os serviços de atenção básica-, após a elaboração de um projeto específico.
Os novos veículos tem como objetivo facilitar o transporte do paciente da unidade básica de saúde para o ambulatório ou até mesmo ao Hospital Municipal Raul Sertã.


As novas ambulâncias não são destinadas aos serviços de emergências, pois esse serviço é realizado por ambulância maiores, dotadas de UTI. Em casos de necessidade de remoção, os profissionais da saúde estarão à disposição, um membro da equipe poderá realizar o atendimento, sendo um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem ou um agente comunitário, dependendo do caso.

Foto: Reprodução // Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

Por Isabella Chaboudt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *