Um dos três pacientes que seriam casos suspeitos do novo coronavírus em Nova Friburgo faleceu no último sábado, 29, em decorrência de comorbidades preexistentes, ou seja, outras doenças sem ser o novo vírus. O homem, que teria entre 60 e 65 anos, esteve em um cruzeiro na Argentina. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro alegou, através de exame realizado pela Fiocruz, que o teste deste paciente deu negativo para COVID-19.
Mais dois casos são considerados suspeitos no município, sendo uma mulher que também esteve no mesmo cruzeiro na Argentina e outra que esteve na Alemanha. Ambos são monitorados e aguardam resultados para os testes realizados.
O Governo do Estado monitora, ao todo, 17 casos suspeitos em toda região, sendo, até agora, apenas um notificado em Nova Friburgo.
Como medidas de prevenção, o estado divulgou alguns atos para evitar um possível contágio da doença:
- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
- Evitar ambientes com muita aglomeração;
- Utilizar álcool em gel nas mãos.
Há também medidas para pessoas com casos de suspeita, que tenham passado por país com circulação ativa do vírus, e tenham febre ou sintomas respiratórios:
- Cubra o rosto com máscara cirúrgica;
- Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima;
- Siga as orientações dos profissionais de saúde;
- Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.