CidadeÚLTIMAS

Pipas e redes elétricas: uma brincadeira perigosa

Já foram registradas 22 ocorrências por pipa na rede, interrompendo o fornecimento de energia de aproximadamente 10 mil clientes

Com as férias escolares de julho começando, os pais devem ficar mais atentos com suas crianças e adolescentes em relação aos perigos da eletricidade. Além de passarem bastante tempo com videogames e celulares, uma brincadeira bem antiga pode causar graves acidentes: soltar pipa perto de redes elétricas.

Brincadeiras ao ar livre são essenciais e de grande recomendação, no entanto, a escolha do lugar deve ser bem orientada. Pais e responsáveis devem estar atentos e direcionarem as crianças para parques e campos abertos, afastados da rede de energia, afim de evitar graves acidentes e até mesmo a interrupção do fornecimento de energia. Segundo a Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (Energisa), foram registradas 22 ocorrências de pipas em redes, causando falhas no fornecimento de energia para aproximadamente 10 mil clientes.

Equipamentos eletrônicos em excesso também podem gerar um gasto extra nas contas no final do mês. Para evitar isso, pequenas atitudes podem ajudar na economia de energia da casa como: aproveitar a luz natural do dia, utilizar lâmpadas de LED, retirar da tomada aparelhos que não estão em uso, passar as roupas todas de uma vez so e evitar banhos longos com o chuveiro no modo inverno.

Valdecy Silva Barros Junior, supervisor da Energisa Minas Rio, orienta sobre os principais cuidados com o uso desses equipamentos. “Uma tomada irregular é um risco muito grande para as crianças que se divertem usando os eletrônicos. Deixar que a criança use o celular ou tablet enquanto está carregando, ou ligar o videogame junto com outros aparelhos, sobrecarregando a tomada, são atos inseguros que podem provocar acidentes com consequências graves. Por isso, é importante não usar aparelhos eletrônicos quando estiverem carregando. E jamais utilize fones de ouvidos quando o celular estiver conectado à tomada, pois pode provocar choques elétricos”, alerta Valdecy. 

Também não se deve soltar pipa nos dias de chuva, especialmente quando houver raios, porque eles são atraídos por pontos altos. “E a pipa, nessas circunstâncias, pode ser esse ponto mais alto”. 

Dicas da Energisa para soltar pipa com segurança e sem acidentes:

  • Procure um local aberto e longe da rede elétrica;
  • Jamais solte pipa próximo em áreas urbanas; 
  • Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais; 
  • Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol danifica os fios de energia; 
  • Se a pipa enroscar na rede elétrica, acione a Energisa. Apenas profissionais autorizados pela empresa, munidos de todos os itens de segurança e Treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica; 
  • Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente; 
  • Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
  • Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos nossos canais de atendimento. aplicativo Energisa On; site: www.energisa.com.br; Call Center: 0800 032 0196.

Fonte: Energisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *