Depois de alguns anos sem intervenções, a Praça Getúlio Vargas receberá serviço de podas em dois domingos. O primeiro acontece neste final de semana, no dia 10. De acordo com a Prefeitura, a ação foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A ação será executada pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com o executivo, seguindo as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A iniciativa será de cuidado e prevenção envolvendo queda de galhos.
Uma inspeção técnica e conjunta, realizada pela secretaria de meio ambiente e o grupo de trabalho instituído pelo Termo de Ajustamento de Conduta – o TAC, indicou a necessidade de cortar galhos secos, mortos ou muito inclinados em 21 indivíduos arbóreos, não só nos eucaliptos.
O documento é elaborado por engenheiros florestais e uma engenheira agrônoma, contendo um relatório fotográfico apontando a localização precisa das árvores que necessitam do procedimento, quais galhos serão removidos e os ângulos de corte.
O primeiro trecho a receber a ação é o lado norte, ou seja, da continuação da Rua Sete de Setembro, sentido Avenida Alberto Braune, das 7h às 14h30.
Para que a atividade seja feita com segurança, a Prefeitura informou que será necessário o fechamento de parte do acesso à Praça e também o desligamento da energia elétrica nos arredores.
Os galhos retirados serão triturados e encaminhados pela Secretaria de Serviços Públicos para compostagem no Horto Municipal. Durante a ação, também será feita uma seleção para teste de enraizamento dos galhos podados visando um futuro plantio no Horto.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.