Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 vai até amanhã

Começou na última segunda, 14, e vai até amanhã, 18, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2021. O prazo também é o mesmo para quem precisar justificar a ausência na edição 2020.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição é necessário enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, a documentação que comprove a situação financeira para tal. Entre os documentos exigidos estão: 

– Cédula de Identidade do participante e dos demais membros da família;

– Cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, no qual está a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); 

– Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Tem direito a isenção da taxa o estudante que está cursando a última série do ensino médio em 2021 na rede pública de ensino, que tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral na rede privada. Além disso, o candidato deve ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único do governo federal.

Para solicitar o recurso da justificativa de ausência no Enem 2020, é necessário enviar ao INEP uma nova documentação que justifique a ausência. Os documentos utilizados devem estar sempre legíveis, datados e assinados, além disso, o Inep não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais ou responsáveis.

Entre as razões consideradas justificáveis para não comparecer ao exame estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade e ser vítima de acidente de trânsito.

O resultado das solicitações será divulgado no dia 25 de junho na página do participante.

Por Juan Victor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *