Primavera traz frente fria e chuvas para região sudeste

A estação de transição entre o inverno e o verão começa oficialmente hoje, 22, e vai até o dia 21 de dezembro.

A sua chegada se deve a um fenômeno astronômico, o Equinócio, que acontece quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada). Esse evento ocorre duas vezes por ano, dando início à primavera e ao outono.

Em meio ao calor intenso, ar seco e ao fogo das queimadas que se espalham pelo país, a previsão da chegada de uma grande frente fria vem como um alívio neste início da estação. 
 
Antes desta frente fria entrar no Brasil, dois outros sistemas frontais vão influenciar algumas áreas da região Sudeste, mas sem força para vencer a forte massa de ar seco e quente que predomina sobre o país há quase um mês. Dessa forma, a chuva destas duas frentes frias vão continuar restritas a algumas áreas do estado do Rio de Janeiro.
 
Não se deve esperar por chuva ampla e generalizada e nem que se prolongue por vários dias. Porém, se as previsões se confirmarem nos próximos dias, a primavera de 2020 começará com cheiro de chuva e aumento de umidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *