Programa de incentivo ao plantio de lúpulo é apresentado em Nova Friburgo

Na manhã desta terça-feira, 13, foi apresentado o Programa de Incentivo ao Plantio de Lúpulo. A reunião aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo.

O projeto é uma parceria da ACIANF com o EMATER-Rio, Instituto Ibelga e o Viveiro Paulo Cordeiro. O objetivo é fomentar o cultivo de lúpulo na região e, posteriormente, a produção de cerveja artesanal. O evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre elas, interessados no cultivo, autoridades, cervejeiros da região e representantes da secretaria de agricultura, pecuária e pesca de maricá.

Membros da ACIANF Foto: ASCOM Acianf/Divulgação

De acordo com o presidente, Júlio Cordeiro, será oferecido aos interessados em plantar e cultivar o lúpulo auxílio como assistência técnica, análise de solo, orientação ao produtor, entre outros. De retorno, o produtor oferecerá o produto finalizado, fomentando o setor e comércio em geral.

Plantação e cultivo de lúpulo. Foto: Arquivo/ACIANF

A iniciativa foi do, então, diretor da ACIANF, Paulo Cordeiro, falecido em junho deste ano. Em abril de 2018, Paulo entregou em mãos, em Brasília, uma carta ao Dr. Maurício Antônio Lopes, Presidente da Embrapa, solicitando uma linha de pesquisa com Lúpulos. O pedido foi atendido, originando a primeira reunião que também aconteceu na Associação Comercial.

Deixe uma resposta