Um questionário digital, elaborado por cientistas da “Comissão de Notáveis”, grupo que reúne pesquisadores da UERJ, UFRJ e Fiocruz, no combate à Covid-19, tem como objetivo reduzir a subnotificação de casos da doença no Estado do Rio de Janeiro.
A pesquisa começou a ser realizada na última terça-feira, 12, e está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
O processamento e a análise em tempo real de dados sobre o número e a localização de casos suspeitos ou confirmados e dos óbitos serão colhidos por meio destes questionários digitais, dirigidos a toda a população fluminense.
O preenchimento do formulário e a participação popular são de extrema importância para a atuação de cientistas e profissionais de saúde, além de contribuir para que o governo do estado possa agir antevendo situações com números atualizados e precisos.
O questionário, disponível no link bit.ly/indicarcovid19, solicita informações sobre contato com infectados e sintomas, entre outros questionamentos. A ferramenta solicita dados como CPF e CEP, para que não haja duplicidade de informações e se obtenha um resultado confiável.
Vale destacar que os dados pessoais de cada cidadão participante da pesquisa não serão divulgados em nenhuma hipótese.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.