Relatório da CPI da saúde é entregue a Polícia Federal

O processo foi entregue nesta quinta-feira, 25, à Polícia Federal, em Macaé, pelos vereadores Zezinho do Caminhão (PSB), Johnny Maycon (PRB) e Professor Pierre (PSB). De acordo com eles, foram mais de duas horas de reunião para apresentar toda a documentação apurada em relação a CPI da saúde.

Na ocasião, também foi apresentado, de forma resumida, como foi instalado o esquema de corrupção em Nova Friburgo. Outras peças de denúncias da fiscalização legislativa de diversos temas e de interesse público também foram apontadas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde realizou, no dia 12 de julho, a leitura do relatório para investigar supostas irregularidades em contratos emergenciais de alimentação de funcionários, pacientes e acompanhantes no Hospital Municipal Raul Sertã, firmados entre a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a empresa Global Trade Indústria de Alimentação, entre os anos de 2017 e 2018.

O processo administrativo apresenta mais de 17 mil páginas, sem constar os arquivos digitalizados. Segundo o Presidente da CPI da Saúde, o vereador Johnny Maycon, foi apresentada na sessão uma análise de todos os meses em que a Comissão atuou, além das conclusões de tudo o que foi apurado.

Após investigações, o relatório aponta superfaturamento de R$ 1,1 milhão em contratos emergenciais firmados pela Prefeitura de Nova Friburgo com a empresa que fornece a alimentação ao Hospital. Esse valor é referente aos pagamentos realizados à Global Trade Indústria de Alimentação durante os anos de atuação. Além disso, o serviço de fornecimento de gás também teria sido superfaturado, uma vez que a empresa responsável deveria arcar com as despesas, porém isso só passou a acontecer no início deste ano, por meio de uma licitação. No período em que a Global Trade não repassava o dinheiro do fornecimento de gás para a prefeitura, era o município que estava pagando esses custos.

Jussara Conceição

Jussara faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta