EducaçãoÚLTIMAS

Resultados do Enem 2023 já podem ser acessados pelos participantes 


Os candidatos treineiros terão os resultados disponíveis em até 60 dias, no mês de março 

Os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2023 já estão disponíveis para consulta através da Página do Participante. É necessário o fornecimento do CPF e da senha do candidato. No entanto, até a última atualização desta reportagem, o site ainda apresentava instabilidade, e muitos candidatos não conseguiam acessar seus resultados.

A aplicação das provas aconteceu nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, quando quase 4 milhões de candidatos marcaram presença nos diversos locais de exame.

Já nos dias 12 e 13 de dezembro foi a vez das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL)

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as notas dos candidatos treineiros – aqueles que fizeram o Enem apenas para testar seus conhecimentos e ainda não terão nenhum benefício – estarão disponíveis em até 60 dias, no mês de março. 

Segundo o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 60 candidatos obtiveram nota máxima na redação e somente 4 deles candidatos são de escolas públicas. O número é bem maior que 2022, quando 18 candidatos chegaram aos 1000 pontos. 

Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados com o maior número de notas 1.000 na redação, 7 em cada unidade federativa. Os participantes redigiram um texto sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A prova é uma excelente porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), proporcionando financiamento e bolsas privadas, além de ser aceito em diversas instituições internacionais. 

Com as notas em mãos, os participantes agora podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sisu, uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O período de inscrição para o processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Serão ofertadas 264.360 vagas. A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

Por Victor Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *