A diretora-geral Marcelle Dutra França Fernandes, do Colégio Estadual Antônio Pecly, celebrou esta entrega, destacando a importância deste momento para a instituição.
— Há 40 anos que a escola aguarda por uma quadra. O sentimento é de gratidão por este sonho realizado — comemorou a emocionada diretora.
As entregas fazem parte das ações promovidas pela Secretaria de Estado de Educação a fim de melhorar a qualidade do ensino na região. Durante a visita, Roberta Barreto conversou com alunos e servidores, destacando a importância de trazer melhorias para a comunidade escolar.
— A gente, que é profissional da educação, a gente sabe o que significa esta entrega, principalmente de uma quadra para a escola. É a oportunidade fundamental, para se ter eventos, feiras de culturas científicas… Enfim, é o lugar de integração com a comunidade escolar. A quadra, muitas das vezes, faz pulsar o coração do professor e, principalmente, do aluno — frisou a secretária.
E a alegria contagiou a todos, que acreditam que esta nova estrutura poderá contribuir ainda mais para o desenvolvimento dos estudantes.
— A entrega dessa quadra hoje é muito importante porque a partir de agora vamos poder ter aulas em dias de sol forte e chuva. É muita alegria — disse João Lucas Dias, 16 anos, aluno da primeira série do Ensino Médio da escola de Cordeiro.
Uma equipe do programa Seeduc+Perto também se fez presente nestas inaugurações, levando diversos serviços para a comunidade escolar. Com este programa itinerante da Secretaria de Estado de Educação, servidores e alunos podem tirar dúvidas e terem acesso a mais de 50 tipos de serviços, como solicitação de documentos, matrícula, movimentação de pessoal, quadro de horários, pagamentos, auxílios e benefícios, escolas extintas, direitos e vantagens, aposentadorias e transporte escolar.
— Nossos técnicos foram até aí para escutar os servidores e dar eles dezenas de serviços que às vezes são difíceis de conseguir por conta da distância, evitando um deslocamento até a capital. Essa iniciativa tem o objetivo de aproximar a Seeduc da comunidade escolar, solucionando demandas e questões administrativas dos servidores da rede em todo estado — comentou a secretária.
O dia foi repleto de emoções e alegrias, e todos se sentiram acolhidos e prestigiados, com estas ações especiais para o futuro e desenvolvimento dos jovens estudantes.
— A escola é um lugar de extensão da nossa existência, e é por meio dela que se constrói conhecimentos, competências e habilidades fundamentais para a vida. O que estamos fazendo hoje é muito mais do que entrega das quadras e de livros. Aqui, estamos entregando desejos e sonhos— concluiu a secretária Roberta Barreto.