Na última sexta feira, 24, aconteceu uma coletiva de imprensa com algumas figuras importantes da área da saúde de Nova Friburgo para, em primeiro momento, ser apresentada a nova métrica das bandeiras da cidade, porém, um assunto muito discutido nessa reunião também foi o Hospital de Campanha, que, inicialmente tinha o prazo de inauguração para o dia 30 de Abril.
Quase 3 meses depois dessa previsão, o hospital ainda não foi inaugurado e isso têm gerado muitas dúvidas na população, mas o governo do município não tinha as respostas certas, já que é um projeto estadual.
Então, nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para saber a respeito do andamento da obra e de uma previsão de entrega e fomos respondidos, na manhã de hoje, 27, que o Hospital de Campanha de Nova Friburgo já está pronto. Porém, ficaria fechado e seria usado apenas como retaguarda, ou seja, caso haja uma segunda onda de Covid-19 no estado.
Após essa resposta da Secretaria Estadual de Saúde, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) divulgou que a unidade friburguense pode ser fechada, juntamente aos hospitais de Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Isso foi revelado em uma oitiva na Alerj durante a manhã desta segunda-feira, promovida pela Comissão Especial de Fiscalização dos Gastos na Saúde Pública Durante o Combate do Coronavírus e pela Comissão de Saúde, em que Alex Bousquet, secretário de Estado de Saúde, anunciou: “Essa semana vamos fechar o nosso relatório, mas ele caminha fortemente para o fechamento desses hospitais. Vamos anunciar a medida e a data ainda essa semana’’.
O deputado Renan Ferreirinha, relator da comissão, destacou que vistoriou todas as unidades e disse que elas nunca estiveram aptas a funcionar.
Nossa equipe pediu um esclarecimento à Secretaria Estadual de Saúde sobre o fechamento desses hospitais e fomos informados de que ainda não há nenhuma decisão sobre esse possível fechamento. Um relatório está sendo produzido e será divulgado ainda esta semana.
Uma outra novidade para o tratamento do novo coronavírus em Nova Friburgo diz respeito aos leitos de CTI no Hospital Municipal Raul Sertã. A Secretaria de Estado de Saúde informou que hoje já foram disponibilizados, por intermédio da Central Estadual de Regulação, mais 10 leitos de CTI na unidade.
Questionamos se o Estado disponibilizará insumos e equipes de trabalho para auxiliar nesse aumento de leitos, e obtivemos a resposta que os 10 leitos de CTI para atender a COVID 19 têm a previsão de início do funcionamento para esta semana. A parceria com o Estado e o município está sendo formalizada prevendo as seguintes incumbências:
a) Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo – estrutura física, mobiliário, equipamentos, insumos, medicamentos e exame diagnóstico.
b) Secretaria de Estado de Saúde – equipe de profissionais necessários, insumos e medicamentos.
c) os profissionais que irão atuar neste CTI serão contratados pelo estado.
Por Bárbara Figueiredo / Paola Oliveira
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.