A Câmara de Nova Friburgo adiantou um repasse no valor de R$ 500 mil ao Executivo para a compra de testes diagnósticos voltados a identificação de casos de coronavírus na cidade. Na última sexta, 04, a secretaria municipal de saúde recebeu esses testes, totalizando por volta de 4 mil unidades.
De acordo com a prefeitura, eles serão usados no Hospital Municipal Raul Sertã, Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro e no laboratório da Unidade de Saúde Sílvio Henrique Braune.
Vale ressaltar que esses testes foram adquiridos com a verba destinada pela Câmara Municipal e custaram R$ 356 mil. O restante do valor será destinado à compra daqueles que fazem pesquisa de antígeno por imunofluorescência, com o resultado imediato.
Esses segundos exames, que estão na fase de cotação, serão exclusivos para o hospital Raul Sertã, evitando que a doença se propague entre os pacientes internados. Além disso, a prefeitura informou que, no momento, não há testes rápidos no município.
Em resposta à requisição, a Secretaria de Estado de Saúde disse não ter autorização do governo federal para repassá-los para o município.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.