Senado aprova projeto que adia o Enem 2020

Senado aprova projeto que adia o Enem 2020

Ontem, 19, por 75 votos a 1, o Senado aprovou o texto da senadora Daniella Ribeiro, que prevê o adiamento do Enem 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus, que já foi decretada como calamidade pública até o dia 31 de dezembro deste ano.

A aprovação do texto, que só teve um voto contrário pelo senador Flávio Bolsonaro, ainda não resulta automaticamente no adiamento do exame. O texto agora precisa passar pela Câmara dos Deputados para então ser enviado ao presidente Jair Bolsonaro, que pode sancionar parcial ou integralmente, ou vetar de vez essa proposta.

Muitos estudantes e professores têm se queixado sobre a realização da prova este ano pelo fato de nem todos os candidatos terem infraestrutura de estudo no cenário atual. Cerca de 38% dos alunos de rede pública ainda não possuem acesso à internet e os jovens que prestarão o exame não consideram uma competição justa para ingressarem no ensino superior.

As inscrições irão até a próxima sexta, dia 22 de maio, e o atual calendário do Enem prevê que a prova ocorra nos dias 1° e 8 de novembro. O texto aprovado não apresenta novas datas para a aplicação do exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *