Setembro Amarelo: mês volta-se para prevenção do suicídio

Um dos significados da cor amarela é luz. O mês de setembro atribui a coloração às questões envolvidas a saúde mental, especialmente à prevenção do suicídio. A campanha chegou ao Brasil em 2014, por meio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

E hoje, 10, é considerado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, porém é necessário estar atento a essa questão diariamente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, por ano, aproximadamente 1 milhão de óbitos por suicídio são registrados no mundo, sendo 12 mil, no Brasil.

Neste ano o tema abordado pelo movimento é “combater o estigma é salvar vidas”. O objetivo é mostrar que um acompanhamento adequado é a base para o tratamento.

De acordo com a psicóloga, Maria Clara Rebel, “é muito importante que as pessoas compreendam que não é errado, não é vergonhoso, buscar ajuda psicológica. E que também cuidar no dia a dia da sua saúde mental, praticando exercícios regularmente, dormindo bem, se alimentando bem. Tudo isso concorre para que a gente evite situações de sofrimento mental extremo.”

Entre as diversas instituições que realizam trabalho de apoio emocional e ajuda, está o Centro de Valorização da Vida – o CVV – que trabalha na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, por meio do 188, e-mail e chat 24 horas.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta