Em menos de dois meses, três incêndios atingiram carros alegóricos da escola de samba Bola Branca, no bairro Catarcione. O mais recente deles aconteceu na última semana e levantou suspeitas de que os incidentes podem ter sido causados intencionalmente, ou seja, criminosos.
De acordo com a diretoria da escola, a Polícia Civil esteve no local para realizar a investigação, mas ainda não souberam de mais detalhes sobre o caso. Enquanto isso, os dirigentes da agremiação ficam sem entender o motivo que levaria alguém a incendiar as alegorias.
Outro fator que pode, inclusive, facilitar a ação dos criminosos é a falta de estrutura da escola, que por falta de um local adequado, acaba deixando as alegorias na beira da estrada, em um terreno cedido pelo proprietário. Agora, a quadra da agremiação, que também é pequena, está sendo esvaziada para que os carros que não pegaram fogo possam ser guardados em seu interior.
As fantasias usadas em outros carnavais, aos poucos, estão indo para o lixo, porque mesmo após diversos pedidos, o município não teria cedido um caminhão para transportá-las. Com tudo isso, a sensação é de indignação, e alguns membros da escola pensam em encerrar os trabalhos na agremiação.
Citada na reportagem, a prefeitura de Nova Friburgo informou que vem estudando e buscando espaço com capacidade para que, no futuro, as escolas tenham local seguro e digno para guardar os carros e preparar o carnaval.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.