Tudo que você precisa saber para votar neste domingo

Quase 148 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo para escolher os próximos prefeitos e vereadores de seus municípios e neste ano, as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h em todo o Brasil.

Em função do atual cenário de pandemia causado pelo novo coronavírus, a Justiça Eleitoral acrescentou uma hora ao horário de votação, prezando pela segurança dos eleitores e visando minimizar as aglomerações nas zonas eleitorais. Lembrando que o período entre 7h e 10h é preferencial aos idosos.

Muitos detalhes imprescindíveis precisam ser checados pelos cidadãos que irão praticar este ato de cidadania no fim de semana, como: o eleitor deve comparecer à seção eleitoral levando um documento oficial com foto e o título eleitoral, se o possuir, pois neste, constam os números da zona e da seção eleitoral.

Caso o cidadão não tenha o título, terá de estar munido de qualquer documento pessoal com foto, porém, deverá saber o local correto da votação. As informações sobre o título eleitoral podem ser obtidas no portal do TSE, no campo “Serviço ao Eleitor”. Lembrando que, os que efetuaram a biometria, poderão optar por usar o e-título, aplicativo de celular, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para substituir o título de papel.

Em relação aos cuidados com as medidas sanitárias, além do distanciamento social recomendado, o eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação, com sua própria caneta. É recomendado também o uso do álcool logo após assinar este caderno. Além disso, o cidadão deverá se higienizar após tocar a urna e se retirar imediatamente da seção eleitoral.

Na volta para casa, valem os mesmos cuidados: evitar contato físico com outros indivíduos por meio de abraços e apertos de mão na saída da seção ou no deslocamento até a sua residência; manter a distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas; evitar entrar em veículos cheios; usar álcool em gel quando tocar em qualquer superfície e usar a máscara constantemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *