Vacinação: Nova Friburgo recebe novas doses contra a Covid-19 e governo municipal esclarece a “xepa da vacina”

A Prefeitura de Nova Friburgo informou à TV Zoom na manhã desta segunda-feira, 21, que a cidade recebeu mais doses de vacinas contra o novo coronavírus. Além disso, muitos têm dúvida sobre a “xepa da vacina”, por isso, o governo municipal explicou sobre o sistema.

No último sábado, 19, a Prefeitura de Nova Friburgo recebeu do Governo do Estado 2412 doses da vacina Pfizer/Biontech e 770 da Coronavac. A Secretaria Municipal de Saúde informa que essas doses serão utilizadas para a primeira aplicação dos grupos de vacinação. Ao todo, foram mais 3.182 doses de imunizantes contra o coronavírus.

Xepa da Vacina

No Brasil, muitos municípios estão aderindo ao sistema de “xepa da vacina”, que é a sobra de doses dos frascos abertos para a população em geral ou de determinados grupos. Em Nova Friburgo, esse formato de imunização não ocorre de forma direta e corriqueira. Segundo o governo municipal, “desde o início da vacinação Nova Friburgo, os postos disponibilizam as doses da chamada ‘xepa’ apenas às pessoas pertencentes ao grupo prioritário que está sendo imunizado naquele dia. Por exemplo, no grupo prioritário de pessoas com comorbidades, em caso de sobra de doses, a unidade de saúde checa o cadastro de pessoas com comorbidades e chama aquelas que moram mais próximas ao local de vacinação, já que as vacinas têm um tempo curto de duração após o frasco ser aberto. Caso não seja encontrado ninguém, são chamadas pessoas do próximo grupo prioritário previsto no Plano Nacional de Imunização, o PNI.”

A Secretaria de Saúde ainda informou que o Ministério da Saúde não estipulou uma previsão de xepa para a população em geral, apenas para os grupos prioritários elencados no PNI.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *