Vacinação: prefeitura anuncia novo grupo para Covid-19; Influenza inicia na próxima semana

Na manhã de hoje, a equipe de jornalismo da TV Zoom esteve com a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna. Em entrevista, ela explicou sobre os próximos passos da vacinação de Covid e Influenza, em Nova Friburgo. A partir de segunda-feira, 10, o grupo de comorbidades começa a ser vacinado por nova ordem, não sendo mais pela idade. A Influenza começa com atraso, mas para importantes grupos de risco.

Esta semana, Nova Friburgo encerrou um importante grupo de primeiras doses, que é dos idosos de 60 a mais de 90 anos. Com isso, pessoas portadoras de comorbidades vão começar a ser imunizadas já na semana que vem. Desta vez, a fila será por ordem de doenças ou condições. Neste primeiro momento, serão imunizados, dos 18 aos 59 anos:

– Grávidas e Puérperas;
– Doentes renais crônicos que façam hemodiálise;
– Pessoas com Síndrome de Down.

A vacinação contra o coronavírus para o grupo seleto de comorbidades citado ocorre na próxima segunda e terça-feira, das 9h às 12h nos principais postos de vacinação. Você precisa estar com documento de identificação, carteira do SUS e algo que comprove a comorbidade, não se aplicando para as pessoas portadoras do Síndrome de Down. Lembrando que, se foi vacinado(a) pela Influenza, precisa aguardar.

Influenza

Com um atraso no início da campanha em Nova Friburgo por causa da imunização contra o coronavírus, a vacina da gripe começa a ser distribuída na semana que vem para determinados grupos. São eles:

– Grávidas e Puérperas;
– Profissionais da Saúde;
– Crianças de 6 meses a 5 anos.

Essa campanha começa na quinta, 13 e na sexta-feira, 14, nas Unidades Básicas de Saúde e Nova Friburgo das 08h às 17h. É necessário estar portando documentos, como a carteira de vacinação da criança, CPF e/ou cartão do SUS.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *