Volta às aulas: rede municipal retorna presencialmente, mas ainda possui escolas fechadas

A rede municipal de educação retornou às atividades presenciais nesta segunda-feira, 14, em todo o território de Nova Friburgo. A cidade possui mais de 120 escolas municipais, mas a minoria das unidades ainda não voltaram com as aulas neste início de semana.

Retorno em andamento

Segundo informações, a reforma e obras de algumas unidades impossibilitaram a retomada. Contudo, o governo municipal afirma que as aulas voltam nessas unidades até o início de março, não prejudicando o ano letivo. A volta às aulas presenciais foram autorizadas após o município sancionar o Decreto 1.309, de 04 de fevereiro de 2022, valendo a partir de hoje.

O que dizem os citados

A TV Zoom entrou em contato com o governo municipal para mais informações de quantas escolas ainda não estão na ativa e como ficou a questão do transporte escolar. Fomos respondidos que 85% das unidades retornaram presencialmente e, ao longo da semana, o quantitativo será maior. Os alunos afetados são, em sua maioria, os que moram na zona rural da cidade.

Licitação do Transporte Escolar

Através do Diário Oficial de ontem, a prefeitura divulgou a remarcação de licitação para o transporte escolar de Nova Friburgo. Segundo o que prevê o edital do contrato, vencerá a empresa que apresentar menor valor global por lote. O processo licitatório acontecerá no dia 25 de fevereiro, às 10h, com uma estimativa de gasto de mais R$13 milhões de reais.

Readequação de currículo

Além disso, o retorno presencial conta com algumas novidades, como a readequação curricular que será dividida em três momentos, e serão abordadas, desde habilidades socioemocionais até diagnósticos de alunos e profissionais para uma base curricular mais embasada nas mudanças impostas pelo período de ensino remoto.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.