9º Encontro do Patrimônio Fluminense começa nesta quarta-feira em Nova Friburgo

Com o intuito de dialogar, debater e propor ações e medidas para a valorização e preservação do patrimônio público, começa nesta quarta-feira, 06, e segue até a sexta-feira, 08, o 9º Encontro do Patrimônio Fluminense. Este ano, o evento acontecerá em Nova Friburgo.

Ocorrendo em conjunto com o 3º Seminário da Fundação Dom João VI, a iniciativa quer também ampliar a troca de ideias e experiências com a população, abordando “Patrimônio e Sociedade: do local para o mundial”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, por meio de um formulário. Serão também aceitas participações nos dias das atividades, presencialmente, 30 minutos antes do início da mesa de interesse.  Será emitido um certificado para quem participar.

Confira a programação para o primeiro dia do evento:

– Praça Getúlio Vargas – Centro – Nova Friburgo

17h às 18h – Apresentação de fanfarra do professor Paulo Frederico dos Santos Bandeira (Ponto de Cultura de Olaria)

– Fundação D. João VI – Praça Getúlio Vargas, 71 – Centro – Nova Friburgo

18h15min às 18h45min – Credenciamento
18h45min – Apresentação do evento
19h10min – Fala de abertura e boas vindas do presidente da Fundação D. João VI – Luiz Fernando Dutra Folly
19h30min – Coro Lírico Acrópolis sob a regência do maestro Ágni Silva e Souza
20h às 21h30min – Mesa de abertura Desafios na contemporaneidade para a valorização do Patrimônio em suas múltiplas dimensões

Participantes: Deivid Antunes da Silva Pacheco (Historiador, Presidente do IHGI – Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense e Subsecretário Municipal de Cultura e Turismo de Itaboraí)

Paulo Elian (Historiador, doutor em história pela USP, é diretor da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.  Professor do mestrado profissional em Gestão de Documentos e Arquivos da UNIRIO e de Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz).

Dawson Nascimento (Artista plástico, genealogista, pesquisador, historiador, diretor do cartório de Genealogia do Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense e idealizador do Encontro de Preservação do Patrimônio Histórico do Leste Fluminense e Região)

Mediador: Luiz Fernando Dutra Folly (Arquiteto e Urbanista, presidente da Fundação D. João VI, Mestre em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROURB/FAU/UFRJ)

A programação está sujeita a alterações. Mais informações, e o calendário completo, aqui.

Paula Winter

Paula é jornalista, apresentadora e chefe de reportagem do ZoomTV Jornal. Formada pela Universidade Estácio de Sá, trabalha há 6 anos na área. Já produziu o Programa Atual, exibido pelo SBT para 50 cidades do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta