Nesta sexta-feira, 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data tem o objetivo de homenagear os doadores e conscientizar as pessoas que ainda não doaram sobre a importância de realizar o ato.
O dia foi escolhido em homenagem ao imunologista austríaco, Karl Landsteiner, que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
O hemocentro de Nova Friburgo atende ao município e outras 13 cidades, porém o número de doações ainda é muito abaixo do necessário.
“Nós fizemos um levantamento desses últimos cinco dias, e tivemos até o momento 38 doações. Um número infinitamente inferior do que a gente precisaria para suprir toda a demanda.” – Evaldo Barros, biólogo da unidade.
De acordo com Evaldo, o hemocentro precisaria de uma média de 20 doações por dia para atender toda a demanda da população friburguense e região atendida pela unidade, arrecadando no fim do mês cerca de 400 a 420 bolsas para os pacientes que necessitam da transfusão.
Uma bolsa de sangue pode salvar até três vidas. Então se você tem entre 16 e 69 anos, pesa mais de 50 quilos, não fez cirurgias ou tatuagens/piercings nos últimos 12 meses, procure o Hemocentro.
Menores de 18 anos, com autorização dos pais. Para doar, basta levar um documento de identificação original, com foto.
O Hemocentro de Nova Friburgo funciona no prédio anexo ao Hospital Raul Sertã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.