MPRJ abre investigação sobre rio poluído em Nova Friburgo
- setembro 9, 2024
- 0
Órgão emitiu ofícios ao INEA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em busca das causas da coloração avermelhada
Órgão emitiu ofícios ao INEA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em busca das causas da coloração avermelhada
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, determinou a expedição de ofícios, neste sábado (07/09), ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMA) de Nova Friburgo em busca de informações sobre as causas, as consequências e os responsáveis pela suposta contaminação de um rio que corta o bairro Córrego Dantas. A Promotoria instaurou o procedimento a partir de matéria jornalística publicada na sexta-feira (06/09) com imagens do lançamento de efluentes possivelmente de origem industrial no local, a ponto de as águas ficarem com coloração avermelhada.
O MPRJ busca apurar a responsabilidade civil, reparar os danos ambientais e evitar maiores impactos negativos e danos futuros. A Promotoria pediu ao Inea diversas informações sobre a poluição hídrica, como a realização de vistoria e inspeção na localidade, os possíveis responsáveis, os riscos associados à contaminação, lista de estabelecimentos que lancem ou possam lançar efluentes com características semelhantes, entre outras.
Também solicitou à pasta municipal do Meio Ambiente informações com objetivo de elucidar os responsáveis pela poluição hídrica.
Por fim, também foram expedidas cópias do procedimento para a Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo, para apurar a responsabilidade criminal dos fatos.
Na manhã da última sexta-feira, 6, um morador do bairro Córrego Dantas, em Nova Friburgo, divulgou um vídeo alarmante que revela uma situação preocupante com o rio que atravessa a região.
Nas imagens, a água do rio aparece com um tom avermelhado intenso, um sinal claro de possível contaminação.
O morador, visivelmente indignado, fez questão de registrar e compartilhar nas redes sociais o estado do rio, destacando o impacto negativo que a poluição está causando na comunidade.
No vídeo, é possível ver a água do rio com uma coloração que não só prejudica a estética do ambiente, mas também levanta sérias questões sobre a qualidade da água e os possíveis riscos para a saúde dos residentes.
A comunidade local está em alerta, temendo que a poluição possa afetar a fauna e a flora do rio, além de representar um perigo para o consumo e uso da água.
Clique aqui e leia a matéria completa:
Alerta de poluição! Rio vermelho assusta moradores de Nova Friburgo nesta sexta, 6
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.