GeralÚLTIMAS

Carteira de identidade especial poderá ser solicitada por pessoas com deficiência

No início desta semana foi publicada no Diário Oficial a nova lei estadual que autoriza a inclusão da condição de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e com deficiência nos documentos de identificação expedidos pelo Departamento de Trânsito (Detran).

A legislação já foi sancionada pelo governador do Rio Wilson Witzel e determina que quem desejar a mudança deve ter a nova carteira de identidade expedida de forma gratuita através de um requerimento preenchido e assinado pelo interessado ou seu representante legal. Além disso, são necessários um relatório médico que ateste o diagnóstico com a Classificação Estatística Internacional de Doenças (CIS) e documentos pessoais.

O fato de nem toda deficiência ser visível foi um fator expressivo nessa decisão.

Os interessados na inclusão que já possuem a carteira de identificação também podem solicitar uma nova impressão, apresentando a documentação original.

O novo documento assegura o atendimento prioritário em todas as áreas e segmentos dos serviços públicos e privados no estado, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *