GeralÚLTIMAS

Novas mudanças para obter CNH começam a valer a partir desta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 16, começam a valer as novas regras para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A redução da carga horária e o uso facultativo do simulador foram determinados em junho pelo governo federal. Além disso, o processo para possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) também passou por alterações.

A partir de agora, a utilização do equipamento de simulação não é mais obrigatória para a categoria B. A carga horária passa de 25 para 20 horas e o aluno poderá escolher entre realizar todas as aulas no carro ou 15 horas de prática no veículo e 5 horas no simulador.

Outra mudança, que também entra em vigor, é referente a ACC, utilizada para guiar as conhecidas “cinquentinhas”. Com a nova resolução, durante 12 meses, a contar a partir de setembro, a pessoa que desejar tirar a autorização, poderá realizar as provas teórica e prática sem ter feito aulas antes.

Para o governo, as novas alterações têm como objetivo desburocratizar os processos e reduzir os custos. Porém, essa concepção pode não ser alcançada. O instrutor de trânsito, Leonardo Lima, acredita que “a princípio, talvez, a ideia que era reduzir o valor, pode sair um pouco invertida, porque o aluno vai ter que, com menos aulas, se preparar para a prova (…), treinar mais, e isso pode encarecer até um pouco mais para ele, nesse primeiro momento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *