Enem 2024: confira documentos aceitos nos dois dias de provas
- outubro 31, 2024
- 0
Cópia de documento, mesmo autenticada, não será aceita
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está programado para os dias 3 e 10 de novembro. Por isso, é essencial que os participantes estejam atentos à documentação necessária para apresentar no dia da prova.
Os participantes devem comparecer ao local de prova indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição, levando um documento oficial com foto para identificação, impresso ou digital, desde que seja emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Os documentos em formato digital podem ser apresentados diretamente no celular do candidato, usando aplicativos oficiais, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o RG digital, o e-Título (versão digital do título de eleitor), a CNH digital, ou o app Gov.br, na seção “Meus Documentos”.
Para evitar imprevistos, os candidatos que optarem por usar a versão digital devem garantir previamente que o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente.
Para acessar a sala de aplicação das provas, é obrigatório apresentar um documento oficial e original de identificação com foto, como passaporte ou identidade emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para estrangeiros, incluindo refugiados, entre outros documentos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que, sem um documento de identificação válido, o participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas.
Em caso de perda ou extravio de documentos físicos, os participantes não poderão mais apresentar o boletim de ocorrência (B.O.) expedido por órgãos policiais, como era permitido em edições anteriores. Essa mudança visa garantir mais segurança ao exame.
Nesses casos, os candidatos deverão apresentar uma versão digital dos documentos aceitos ou outro documento de identidade com foto válido.
Além disso, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, não serão aceitas. Fotos de documentos digitais apresentadas fora de seus aplicativos oficiais ou que não contenham foto também não serão aceitas pelo fiscal de sala
De acordo com o edital do Enem 2024, o participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificada, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.
Nessa situação, um colaborador contratado para trabalhar no dia da aplicação da prova do Enem deverá fazer a coleta de informações pessoais e a captura de foto da face do participante e do documento de identificação apresentado, nas dependências físicas onde será realizado o exame.
Em caso de o participante usar máscara de proteção à doença infectocontagiosa, será necessária a retirada do item do rosto para identificação.
O Inep considera a lista abaixo de documentos válidos para identificação:
Participantes brasileiros:
Para estrangeiros:
NÃO serão aceitas:
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.
No primeiro dia, os candidatos farão a Redação, além de provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, totalizando 90 questões. Os portões abrirão ao meio-dia, fecharão às 13h, e a prova começará às 13h30, com término ás 19h.
No segundo dia, as provas serão de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, também totalizando 90 questões. Os horários serão os mesmos: abertura dos portões ao meio-dia, fechamento às 13h e início das provas às 13h30, com término às 18h30.
Informações: Agência Brasil
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.