Ontem, 16, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial, a Lei 9.006/20. A norma autoriza o Poder Executivo criar Unidades de Pronta Resposta de Urgência em Fisioterapia (UPRUF) dentro das UPAs existentes.
A medida obriga a presença de um fisioterapeuta 24 horas por dia nas unidades. Em relação ao atendimento, será destinado aos pacientes com quadro agudo de dor ou afecções cardiorrespiratórias solucionáveis por meio de fisioterapia manual e métodos e técnicas com uso de instrumental fisioterapêutico – como alergias, bronquites, crises asmáticas e quaisquer outras condições que necessitem do uso de respiradores.
De acordo com André Ceciliano, autor da norma, o objetivo é disponibilizar esse atendimento na mesma estrutura das UPAs, sem precisar de uma estrutura física própria. Com isso, contribuirá para a redução de casos mais graves de internações hospitalares e até mesmo dos custos de atendimento.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.