GeralÚLTIMAS

Inscrições para Seleção de Avaliadores de Redações Enem vão até 05 de outubro

As inscrições da Seleção de Avaliador de Redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que tiveram início no dia 21 de setembro vão até o dia 5 de outubro (às 17h horário de Brasília) e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet.

Para exercer a função de avaliador, o candidato deve participar do curso de capacitação a distância, além de preencher os requisitos básicos e cumprir todas as etapas obrigatórias. Feito isso, O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) supervisionará a seleção dos profissionais.

O curso de capacitação ocorrerá a distância durante os dias 24 de outubro a 23 de novembro. Já a capacitação presencial, poderá ser feita de forma online ou presencial nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2021, em razão do distanciamento social.

Não será permitida a participação de profissional que estiver inscrito no Enem 2020 (impresso ou digital) ou tiver cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau como participante da prova – mesmo que seja como “treineiro”. Também não poderá participar quem tiver apresentado qualquer conduta repreensível e/ou desempenho ruim como colaborador em edições anteriores do Enem.

Em relação a prova de redação, será avaliado cinco competências, sendo elas:

• Domínio da escrita formal;
• Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo;
• Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião;
• Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação;
• Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.

Imagem: Governo Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *