EconomiaGeralPrincipal

Bancários da Caixa aprovam greve nacional por tempo indeterminado

  • setembro 10, 2026
  • 0

Paralisação começa nesta quinta-feira, 10, após trabalhadores rejeitarem proposta sobre o plano de saúde

Bancários da Caixa aprovam greve nacional por tempo indeterminado

Bancários da Caixa Econômica Federal aprovaram uma greve nacional por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, 10 de setembro.

Publicidade
Banner Maricá 1296 x 300

Os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pelo banco para alterar o plano de saúde dos funcionários, o Saúde Caixa. As assembleias ocorreram em diferentes regiões do país.

Em Nova Friburgo e região, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários também informou a aprovação da paralisação pelos trabalhadores locais.

Funcionários rejeitam proposta

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contraf-CUT), mais de 90% dos trabalhadores recusaram a proposta apresentada pela Caixa nas assembleias.

A principal insatisfação envolve as mudanças previstas para o Saúde Caixa. O novo modelo altera a cobrança das mensalidades e aumenta a participação financeira de trabalhadores, aposentados e dependentes.

A proposta também prevê mudanças nas regras de coparticipação.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, Luiza Hansen, afirma que a rejeição pressiona a instituição a apresentar uma nova proposta que atenda às reivindicações dos trabalhadores.

Nova assembleia deve discutir negociações

Os sindicatos marcaram uma nova assembleia para esta quinta-feira, 10, para tratar das negociações.

A paralisação deve continuar até a realização de novas assembleias. O estado de greve também permite que as entidades convoquem os trabalhadores para novas deliberações a qualquer momento.

Banco do Brasil também tem paralisações

A mobilização também alcança algumas unidades do Banco do Brasil.

Ao todo, 39 representações sindicais aceitaram o acordo negociado com os bancos. Entre elas estão entidades de São Paulo, Curitiba, Campo Grande, Niterói e Jundiaí.

Por outro lado, 27 sindicatos rejeitaram a proposta e aprovaram a paralisação. A lista inclui entidades de Belo Horizonte, Bahia, Ceará e Piauí.

O Banco do Brasil informou que participa das negociações conjuntas conduzidas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e mantém uma mesa específica com as entidades sindicais.

Para clientes de locais com paralisação, a instituição orienta o uso do aplicativo, internet banking e WhatsApp como alternativas aos atendimentos presenciais.

Bancos privados fecham acordo

Enquanto os trabalhadores da Caixa aprovaram a greve, os funcionários dos bancos privados chegaram a um acordo com os representantes patronais.

A categoria assinou a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) na ultima quarta-feira, 9, em São Paulo, após negociações com a Fenaban.

Até a publicação desta matéria, a Caixa não havia apresentado um posicionamento sobre a decisão dos trabalhadores.

Links relacionados:

Especialistas orientam como evitar golpes bancários e renegociar dívidas

Bancários aprovam paralisação nacional de 24 horas nesta quinta-feira

Bancos fecham no Carnaval e reabrem na quarta em Friburgo

 

Compartilhe:
Publicidade