Bueiros da Praça Getúlio Vargas passam por intervenção artística-ambiental

Na última sexta-feira, 20, o Dia Mundial da Limpeza dos Oceanos também foi lembrado em Nova Friburgo. Com uma intervenção artística-ambiental pelos bueiros da Praça Getúlio Vargas, um grupo de ativistas se uniu para trabalhar em ações de conscientização sobre os lixos que chegam até as praias.

A data faz parte do movimento “Clean Up the World” que acontece em 130 países por todo o mundo. A inciativa busca mostrar que a Região Serrana também é responsável pela limpeza dos mares, uma vez que toda a água de rios, nascentes, bueiros e córregos chegam aos oceanos.

“O lixo que a gente descarta no chão, aqui, acaba chegando pela água nos oceanos. Então a mensagem é trazer essa conscientização de que a educação ambiental é também importante aqui, que a praia começa aqui, na serra.” – afirma a estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Iara Mury, também membro do Coletivo Revira, responsável pela ação.

Estima-se que 80% dos lixos recebidos pelos mares, são originados nas cidades, sendo essa parcela referente aos não coletados ou com destinação inapropriada. Por isso, para uma conduta consciente, a limpeza contou com o auxílio da concessionária de coleta de resíduos sólidos no município, que utilizou uma bomba de sucção e uma mangueira para lavagem dos bueiros.

Além de explorar temas relacionados aos rios e oceanos, a intervenção artística foi feita com eco tintas, de base mineral, que possuem baixo impacto para o meio ambiente. As pinturas foram tratadas de forma lúdica e ilustrativa a fim de trazer a educação ambiental para o cotidiano da população.

A iniciativa chama a atenção da sociedade, mostrando que mudanças de hábitos podem, todos os dias, promover grandes transformações no cenário ambiental atual.

Foto: Divulgação Coletivo Revira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *