Campanha de vacinação contra a febre aftosa acontece durante todo o mês

Iniciada a campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado do Rio de Janeiro. A expectativa é imunizar mais de 850 mil cabeças de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. Neste ano, a vacinação será um pouco diferente, porque os pecuaristas fluminenses deverão se atentar ao calendário de imunização, pois o Ministério da Agricultura definiu a inversão das estratégias de vacinação contra a doença para alguns estados, entre eles o RJ.

O que muda?

A primeira etapa de vacinação, no mês de maio, será destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses. A segunda fase, em novembro, será dedicada aos animais de todas as idades. Para realizar essa vacinação, o produtor deve adquirir os frascos da vacina em revendas autorizadas, mantê-los entre 2°c e 8°c até o momento da utilização e ficar atento às seguintes instruções: transportar em caixa de isopor com gelo; aplicar 2 ml na tábua do pescoço; preencher toda declaração de vacinação e enviar a declaração e nota fiscal diretamente em um dos núcleos de defesa agropecuária do seu município, via e-mail ou preencher o formulário disponível no site da secretaria de agricultura.

Vale reforçar que, mesmo que o pecuarista não tenha animais na faixa etária envolvida nesta etapa, é obrigatória a atualização do cadastro do rebanho.

Imagem: divulgação Governo Estadual.

QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EM TEMPO REAL EM PRIMEIRA MÃO? Participe do GRUPO DE NOTÍCIAS DA TV ZOOM NO WHATSAPP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.