A Secretaria de Estado de Saúde, junto ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), anunciaram que, a partir da próxima segunda feira, 20, a Central de Atendimento Especializado, que orienta à população fluminense sobre o coronavírus, pelo telefone 160, será encerrada.
Segundo a Secretaria de Saúde, o telefone registrou, desde o seu início, no dia 23 de março, cerca de 330 mil atendimentos, com a duração média de 5 minutos e 25 segundos por ligação.
Esse call center, teve como o objetivo proporcionar um canal de informações técnicas sobre o coronavírus à população e atendeu, sem pausas, durante 24 horas por dia, durante toda a semana, sendo todo serviço realizado por profissionais de saúde qualificados e devidamente registrados em seus conselhos específicos.
O canal foi fundamental para evitar o comparecimento, muitas vezes desnecessário, da população à rede de saúde, reduzindo assim a sobrecarga dos hospitais e postos de saúde, além de evitar o risco de contaminação por aglomerações e ajudou também no combate às fake news sobre o novo vírus, pois disponibilizou informações seguras diretamente ao cidadão fluminense, fornecendo dados e informações para os profissionais de saúde, propiciando a adoção de medidas estratégicas.
Mas, para quem ainda quiser se informar sobre o novo vírus, neste final de semana, os serviços do telefone 160 estarão disponíveis.
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