A nossa equipe questionou a Secretaria de Meio Ambiente sobre o problema que através de nota , nos informou que :
1- Como e com qual periodicidade a Sec de Meio Ambiente realiza fiscalizações desse tipo de construções?
A fiscalização de obras irregulares é realizada diariamente, conforme expediente da PMNF. A maioria das obras vistoriadas são alvos de denúncias. Contudo, a Secretaria também realiza rondas a fim de identificar e monitorar irregularidades
2- Um levantamento de 2023 e 2024 até hoje do número de construções irregulares flagradas na cidade e locais de maior incidência.
Esclarecemos que a Secretaria vem trabalhando incessantemente, por meio das Subsecretarias de Fiscalização de Obras e do Meio Ambiente e da de Regularização Fundiária no sentido de identificar todas as ocupações e construções irregulares no município, adotando as medidas cabíveis. A pasta destaca ainda que conta com a estrutura necessária para orientar e esclarecer dúvidas dos munícipes e ressalta a necessidade da regularização de toda e qualquer intervenção.
3- Como as pessoas podem denunciar?
A população contribui com a fiscalização ao denunciar construções irregulares sem prévia licença do Município. As denúncias relacionadas a obras irregulares, em áreas públicas ou particulares, e a prática de infrações ambientais, podem ser realizadas de forma presencial, no setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo – PMNF, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, por meio do preenchimento do formulário de denúncia. É igualmente possível realizar formalização através da Ouvidoria pelas seguintes plataformas: WhatsApp: 22 2525-9244 E-mail: ouvidoria.novafriburgo@gmail.com. Com a recente implementação do processo digital, também será possível ao cidadão realizar sua denúncia online acessando o site da Prefeitura. As denúncias poderão ser formalizadas de forma anônima, desde que sejam fornecidas as informações necessárias à apuração do ilícito denunciado.
4- Quais as penalidades as pessoas que constroem sem a ciência dos órgãos públicos e clandestinamente podem sofrer?
A legislação municipal prevê que as construções irregulares estão sujeitas à notificação, embargo imediato e multa, sendo esta por execução de obra sem prévia licença ou em desconformidade com a mesma, pela ausência da documentação obrigatória no local da obra e pelo descumprimento da ordem de embargo. Caso não seja protocolado projeto de regularização da obra, o proprietário também poderá ser obrigado a realizar a demolição de todas as obras executadas sem autorização da municipalidade.