Crueldade: dois cães e dois gatos são encontrados com sinais de envenenamento em Nova Friburgo
abril 24, 2024
0
Corpos dos animais foram encaminhados para necrópsia; se confirmada intoxicação, Delegacia de Polícia investigará o caso Uma equipe da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), setor da Secretaria de
Share:
Corpos dos animais foram encaminhados para necrópsia; se confirmada intoxicação, Delegacia de Polícia investigará o caso
Uma equipe da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), setor da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo, esteve no distrito de Campo do Coelho para atender a uma denúncia de um suposto envenenamento de quatro animais, sendo dois cães e dois gatos.
Segundo a subsecretária Elisângela Rodrigues, a tutora não soube explicar o motivo dos animais terem passado mal, além de vomitarem e tremerem, após lamberem um osso que haviam encontrado.
Os corpos foram recolhidos para necrópsia. O trabalho está sendo realizado em parceira com uma clínica da cidade e vai gerar um boletim de ocorrência na 151ª Delegacia de Polícia para investigação do fato.
Na casa da tutora ainda restam um cão e dois gatos. Ela foi orientada a mantê-los em área protegida.
A subsecretária salienta a importância da denúncia e da indicação do possível causador do crime:
“Uma pessoa que tem coragem de cometer uma atrocidade dessas contra os animais, tem coragem de cometer qualquer ato contra uma pessoa também”, diz Elisângela.
Como denunciar:
Possíveis denúncias podem ser feitas diretamente à Ssubea, pelo telefone (22) 2525-9111, ou à Ouvidoria, cujo telefone também recebe mensagem via whatsapp – (22) 2525-9244.
Legislação:
No estado do Rio de Janeiro, assim como em todo o Brasil, a legislação que trata da proteção animal e da punição para casos de envenenamento está baseada na Lei de Crimes Ambientais, Lei Federal nº 9.605/1998. Essa legislação prevê punições para diversos tipos de crimes contra o meio ambiente, incluindo aqueles que envolvem maus-tratos e crueldade contra animais.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.