Defesa Civil emite alertas para a população sobre o novo Coronavírus

Por meio do sistema de alertas de desastres naturais, a Defesa Civil Nacional está enviando por SMS, avisos e orientações à população para o combate à proliferação do novo Coronavírus (COVID-19). Até a última sexta-feira, 20, 47 alertas foram emitidos pelas defesas civis locais e geraram o envio de 29 milhões de mensagens para celulares cadastrados no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), e está disponível para estados e municípios de todo o Brasil.

Desde a última terça-feira, 17, todas as pessoas que circulam nos 34 aeroportos internacionais do país recebem avisos em seus celulares com orientações sobre o novo coronavírus, sem a necessidade de um cadastro prévio. A ação é parte de uma articulação entre o Cenad, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para receber os avisos gratuitos por SMS, os usuários devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto, é preciso indicar o CEP da localidade que deseja (é permitido cadastrar mais de um CEP). Com o cadastro feito, o usuário passará receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

Em TVs por assinatura também é possível receber as mensagens. Os alertas são enviados diretamente aos televisores. O serviço está disponível em todos os estados do Brasil.

Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

Deixe uma resposta