Dezembro Laranja: consultas gratuitas serão realizadas neste sábado

Neste sábado, 07, um mutirão de consultas dermatológicas será realizado no Posto Silvyo Henrique Braune. A ação faz parte da campanha Dezembro Laranja, que é voltada a prevenção ao câncer de pele.

Os atendimentos serão realizados das 09h às 15h, e em casos de diagnósticos positivos ou alguma alteração na pele, a equipe poderá realizar pequenas cirurgias no local. No ano passado, segundo a dermatologista Drª Solange Gonçalves, foram retirados 16 Carcinomas Basocelular, quatro Melanomas e dois Carcionomas Espinocelular, tipos de câncer de pele.

Segundo os especialistas, pessoas que têm pintas ou verrugas que apresentaram alterações como tamanho, coloração, modificação de forma, com coceira ou feridas que não cicatrizam, devem procurar a unidade para a realização do exame preventivo, já que esses são sintomas da doença.

No Brasil, cerca de 180 mil novos casos de Carcinoma Basocelular são diagnosticados por ano, e o principal motivo é a exposição ao sol sem proteção. A campanha busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção desde cedo, afinal, os problemas com a pele podem ser cumulativos. Cuidados como o uso constante de protetor solar, acima do fator 50, é a principal recomendação dos dermatologistas, que também indicam o uso de bonés e chapéus para cobrir o rosto da exposição aos raios solares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *