Enem 2020: Inep divulga edital com datas e regras para o exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem, 31, os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 (Enem) e as novas regras para a realização da prova. Nesta edição, as inscrições serão do dia 11 a 22 de maio.

O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A prova impressa será aplicado nos dias 1 e 8 de novembro. Os editais foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 31, e também estão disponíveis na página do Enem.

Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame, farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro. A implantação do Enem digital terá início de forma progressiva. Nesta edição, serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pelo novo modelo. A previsão é de que, até 2026, o exame seja totalmente digital.

De acordo com o Inep, a estrutura do Enem não foi alterada. Será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 85, o mesmo da edição de 2019. A quantia deverá ser paga até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.

O prazo para requerer a isenção da taxa do Enem vai do dia 6 a 17 de abril. Pode solicitar o candidato que está cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública. Além disso, quem estudou como bolsista integral na rede privada, e as pessoas que possuem renda individual, igual ou menor que um salário mínimo e meio, também têm direito a isenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *