Estoque da vacina contra a gripe é normalizado em Nova Friburgo

A vacinação contra a gripe continua em todo o Estado do Rio e nesta terça-feira, 4, a imunização está normalizada em Nova Friburgo.

O executivo informou que chegaram 4200 doses contra a gripe e que o número é suficiente para a cidade atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo.

A cidade estava desde a última quinta-feira sem doses da vacina disponíveis nos postos. A procura superou a expectativa para a semana após a Prefeitura confirmar a primeira morte por H1N1 no município.

Na tabela divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, Nova Friburgo está com a menor porcentagem de crianças até 5 anos vacinadas.

Dessa forma, os postos Silvio Henrique Braune, no Suspiro, Tunney Kassuga, em Olaria, e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino imunizam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, vacina a população todas as terças e quintas-feiras, de 9h às 16h.

Público alvo

Devem se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças crônicas que fazem acompanhamento pelo SUS.

Fim da campanha

A campanha nacional de vacinação contra a gripe chegou ao fim na última sexta-feira, 31. Porém, devido à pior cobertura vacinal do país, o estado do Rio de Janeiro foi o único do Brasil a estender a iniciativa, por ordens do Ministério da Saúde.

Com isso, a vacinação contra a gripe foi aberta a toda a população brasileira, exceto no estado do Rio. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou um ofício aos municípios fluminenses destinando as doses apenas para quem se encaixa em um dos públicos-alvo. Após o dia 15 de junho, data final da prorrogação, o estoque, se disponível, estará aberto à população em geral do estado.

Paula Winter

Paula é jornalista, apresentadora e chefe de reportagem do ZoomTV Jornal. Formada pela Universidade Estácio de Sá, trabalha há 6 anos na área. Já produziu o Programa Atual, exibido pelo SBT para 50 cidades do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta