Famílias são abrigadas em ponto de apoio em Riograndina

As fortes chuvas que se iniciaram na madrugada de hoje, 08, no município de Nova Friburgo deixaram 20 famílias desabrigadas no 2° distrito, Riograndina. Todos são moradores localizados na antiga linha do trem. Até o momento fomos informados pela Assistência Social, que atua fazendo o cadastro dessas famílias, que cerca de 4 famílias serão abrigadas na Escola Municipal Estação do Rio Grande e as outras 16 serão acolhidas nas casas de seus familiares.

As enfermeiras Ana Carolina Gonçalves, Leila Abreu, Ana Paula Oliveira e Tatiana Silva, do Posto de Saúde de Riograndina, foram as primeiras a receberem a notícia de que essas famílias necessitavam de ajuda. Ana Paula Oliveira, agente de saúde, recebeu via whatsapp um vídeo da casa de um dos seus pacientes, que luta contra o câncer, em estado de deslizamento. Elas, então, se dirigiram até o local e viram que mais famílias estavam desabrigadas. A partir disso, acionaram a Defesa Civil, que removeu as famílias, levando-as para a Escola Municipal Estação do Rio Grande, local que é ponto de apoio no bairro.

Em entrevista exclusiva, José Elias Gonçalves, o paciente com câncer, informou à nossa equipe que não pode salvar nenhum de seus pertences, apenas os seus documentos e os de sua esposa Josiane da Rosa Coelho, que é especial. Sua casa já estava deslizando e tentar entrar novamente seria inviável. Assim como ele, outras famílias tiveram suas residências interditadas e só puderam salvar a roupa do corpo.

Casa do senhor José Elias Gonçalves.

As famílias abrigadas no ponto de apoio receberam álcool em gel, máscaras e foram orientadas a não se aglomerarem em prevenção a pandemia da Covid-19.

A Secretaria de Assistência Social informa que essas famílias necessitam de doações de colchonetes, cobertores, alimentos e roupas, e os mesmos podem ser entregues na Escola Municipal Estação do Rio Grande, em Riograndina.

Por Isabella Chaboudt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *