CidadeDESTAQUE

Famílias são abrigadas em ponto de apoio em Riograndina

As fortes chuvas que se iniciaram na madrugada de hoje, 08, no município de Nova Friburgo deixaram 20 famílias desabrigadas no 2° distrito, Riograndina. Todos são moradores localizados na antiga linha do trem. Até o momento fomos informados pela Assistência Social, que atua fazendo o cadastro dessas famílias, que cerca de 4 famílias serão abrigadas na Escola Municipal Estação do Rio Grande e as outras 16 serão acolhidas nas casas de seus familiares.

As enfermeiras Ana Carolina Gonçalves, Leila Abreu, Ana Paula Oliveira e Tatiana Silva, do Posto de Saúde de Riograndina, foram as primeiras a receberem a notícia de que essas famílias necessitavam de ajuda. Ana Paula Oliveira, agente de saúde, recebeu via whatsapp um vídeo da casa de um dos seus pacientes, que luta contra o câncer, em estado de deslizamento. Elas, então, se dirigiram até o local e viram que mais famílias estavam desabrigadas. A partir disso, acionaram a Defesa Civil, que removeu as famílias, levando-as para a Escola Municipal Estação do Rio Grande, local que é ponto de apoio no bairro.

Em entrevista exclusiva, José Elias Gonçalves, o paciente com câncer, informou à nossa equipe que não pode salvar nenhum de seus pertences, apenas os seus documentos e os de sua esposa Josiane da Rosa Coelho, que é especial. Sua casa já estava deslizando e tentar entrar novamente seria inviável. Assim como ele, outras famílias tiveram suas residências interditadas e só puderam salvar a roupa do corpo.

Casa do senhor José Elias Gonçalves.

As famílias abrigadas no ponto de apoio receberam álcool em gel, máscaras e foram orientadas a não se aglomerarem em prevenção a pandemia da Covid-19.

A Secretaria de Assistência Social informa que essas famílias necessitam de doações de colchonetes, cobertores, alimentos e roupas, e os mesmos podem ser entregues na Escola Municipal Estação do Rio Grande, em Riograndina.

Por Isabella Chaboudt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *