Estação Espacial Internacional foi fotografada enquanto atravessava o céu de Nova Friburgo
Na noite da última sexta-feira, 5, o fotógrafo friburguense Jalmirez Silva capturou o momento exato em que a Estação Espacial Internacional, conhecida pela sigla ISS (International Space Station), atravessou o céu de Nova Friburgo (RJ).
A ISS serve como um laboratório tripulado para experimentos espaciais. Lançada em 1998 através de uma cooperação internacional envolvendo 14 países, orbita a Terra a cerca de 400 km de altura, sendo visível a olho nu sem o uso de instrumentos avançados.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
A Estação Espacial Internacional completa uma volta ao redor da Terra em cerca de uma hora e meia. Durante um período de 24 horas, realiza 15 órbitas, porém sua visibilidade é breve devido à sua relação com a posição do Sol.
“Ela é perfeitamente visível a olho nu, é muito brilhante e corta todo o espaço visível de 6 a 7 minutos. É mais evidente que a passagem de um jato comercial bem alto, com a diferença no fato de não piscar e ser totalmente branca. Fica bem mais visível sobre as nossas cabeças que no horizonte” – Jalmirez Silva.
O fotógrafo, conhecido por capturar a beleza natural de Nova Friburgo (RJ), mencionou que é uma experiência única fotografar a Estação Espacial Internacional (ISS).
“É uma situação muito especial fotografar um objeto a mais de 400km de distância, que se desloca a mais de 30.000 km/h.”
O evento pode ser acompanhado no site da Nasa, que monitora a estação em tempo real.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.