Governo estadual apresenta pacto para novas normas sobre a pandemia

Nesta quarta-feira, 20, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais apresentou um documento chamado Pacto Social pela Saúde e Economia do Estado do Rio de Janeiro, que consiste em diretrizes para a retomada de algumas atividades no estado durante o período da pandemia.

Alguns cenários foram montados, de acordo com dois parâmetros: a evolução da pandemia no estado e a capacidade hospitalar ofertada. Serão divulgados alertas semanais, às sextas-feiras, a partir da parceria e apoio com a Secretaria Estadual de Saúde, que fornecerá informações sobre os números da doença.

O intuito é comunicar tanto a população, como o setor produtivo sobre possibilidade de flexibilização e abertura de serviços, circulação de pessoas e retorno à outras atividades.

Os alertas serão baseados em bandeiras, para basear os próximos passos:

  • VERMELHA representa ocupação dos leitos de UTI acima de 90%, gerando prosseguimento da quarentena e das medidas previstas em decreto;
  • AMARELA representa ocupação dos leitos de UTI entre 70 e 90%, podendo haver uma certa flexibilização de serviços não essenciais, porém com algumas ressalvas;
  • VERDE representa ocupação dos leitos de UTI abaixo de 70% e decréscimo no número de casos, onde não haverá mais restrições, porém mantendo o respeito à protocolos de higiene e segurança.

O secretário, na apresentação do documento, frisou a importância do nome “Pacto Social”, pois ele apenas se desenvolve se o governo e a sociedade fizerem sua parte.

Imagem: Divulgação/Governo do Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *