Governo estadual lançará novo plano de prevenção e contingência de desastres

O Governo estadual pretende lançar, em até 30 dias, um novo plano de prevenção e contingência para desastres naturais. O tema foi discutido ontem, 02, em uma reunião entre o governador em exercício, secretários e técnicos das áreas envolvidas.

No encontro, estavam presentes os secretários de Estado de Defesa Civil e Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, de Planejamento e Gestão, Bruno Schettini; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão, e a presidente do Inea, Diane Rangel.

O Coronel Robadey apresentou ao governador o Plano de Emergência do Estado, atualizado anualmente, com estratégias para otimizar as ações de prevenção, resposta e recuperação a emergências e desastres. O projeto será o ponto de partida para que medidas sejam tomadas com base nos cenários de riscos e fixação de protocolos para minimizar danos e prejuízos. A Defesa Civil Estadual também mapeou as áreas que são mais propícias a inundações, com base em dados dos últimos 23 anos para criar ações de prevenção em relação ao tipo de evento.

O governador também disse na reunião, que o plano deve ser ampliado com a mobilização dos prefeitos e o lançamento de um hotsite para facilitar a comunicação com a população. O projeto deve incluir uma atuação integrada e articulada com os demais órgãos da gestão estadual e com os 92 municípios fluminenses.

Imagem destacada: Governo do estado do Rio de Janeiro/ Rogério Santana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *