Inep cria protocolo de saúde para realização do Enem 2020

Após anúncio que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 foi marcado para Janeiro de 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começou a estudar novos protocolos de saúde e segurança para os candidatos que irão realizar o exame e para os envolvidos na aplicação e fiscalização da prova, tanto na versão impressa, quanto na versão digital.

De acordo com as novas diretrizes do órgão, as adaptações estarão focadas no combate à Covid-19 nos 26 estados e no Distrito Federal. Agora, estão estabelecidas as seguintes normas para a realização do exame:

  • Fica proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção contra a Covid-19.
  • O participante não poderá permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial.
  • Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial deverá aguardar fora do lugar de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-lo.
  • Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.
  • A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.
  • O descarte da máscara de proteção contra a Covid-19, durante a aplicação do exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.
  • A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a Covid-19.
  • As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do exame.
  • O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei nº14.019, de 2020.

O Enem 2020 acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 para a versão impressa. Já para a versão digital, os exames acontecerão nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *