Inscrições abertas para o Parlamento Juvenil 2019

Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, de 14 a 17 anos, da rede pública estadual de ensino podem participar do Parlamento Juvenil 2019. As inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia 7 de junho.

O projeto foi criado em 1998 e é da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria De Estado de Educação. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os jovens do parlamento fluminense, ampliando a consciência política, formando novas lideranças, além de oferecer a oportunidade de estudantes defenderem projetos no plenário da ALERJ.

Na última segunda-feira, 27, aconteceu o Dia D do Parlamento Juvenil em todo o Estado. Os 92 municípios receberam alguma atividade relacionada ao PJ, promovida pelos deputados oficiais ou ex-parlamentares juvenis de cada cidade. Em Nova Friburgo, o ex-deputado estadual Wanderson Nogueira, e gestor do projeto, esteve na cidade junto ao deputado estadual Sérgio Louback conversando com os alunos do Colégio Estadual Jamil El-Jaick.

Os estudantes passam por processo eleitoral em suas escolas e municípios. Caso sejam selecionados, os alunos passam por uma semana de capacitação na cidade do Rio de Janeiro com cursos, oficinas, programações culturais, além das atividades parlamentares.

Os participantes apresentam, debatem e votam os projetos de sua autoria no plenário da ALERJ. No fim, as escolhidas são encaminhadas à apreciação do Governador, podendo ou não virar lei. Atualmente, quatro projetos de jovens são leis em vigor. Uma delas de Ryan Macário, aqui de Nova Friburgo.

Ryan foi o autor da proposta que virou a Lei 8255/2018, que dispõe sobre estágios de formação de professores.

Paula Winter

Paula é jornalista, apresentadora e chefe de reportagem do ZoomTV Jornal. Formada pela Universidade Estácio de Sá, trabalha há 6 anos na área. Já produziu o Programa Atual, exibido pelo SBT para 50 cidades do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta