18°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Geral

Mamaço: ato busca incentivar a importância da amamentação

  • agosto 26, 2019
  • 0

Durante o mês de conscientização, “Agosto Dourado”, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo tem relizado uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção para a

Share:
Mamaço: ato busca incentivar a importância da amamentação

Durante o mês de conscientização, “Agosto Dourado”, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo tem relizado uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção para a importância do leite materno na vida do bebê e das mães.

Uma iniciativa que tem acontecido por todo o Brasil é o “mamaço”. A ação mobiliza gestantes, mães que amamentam, doadoras de leite e profissionais da área buscando incentivar e orientar a população sobre o ato de amamentar.

Uma recomendação da Organização Mundial da Saúde diz que a sociedade tem o papel de tornar as comunidades mais acolhedoras com a amamentação. Neste ano, as atividades do “Agosto Dourado” buscam incentivar a participação dos pais e familiares em todo esse processo, com o tema:  “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro!”

De acordo com a Subsecretária de Atenção Básica de Saúde, Ariadna Heringer, “esse tema surgiu a partir da necessidade de estar se discutindo a importância do envolvimento do pai, da mãe, do companheiro, da companheira, nesse ato de amamentar.”.

Liberdade na hora de amamentar

A amamentação é essencial na prevenção de futuras doenças e alergias, por exemplo. Porém, a ação que deveria ser algo natural, é, em determinadas situações, vista com olhares reprovadores.

No Brasil, o artigo 9° da lei 8.069 do Estatuto da Criança e do Adolescente assegura à lactante “o direito de amamentar a criança em todo e qualquer ambiente, público ou privado, ainda que estejam disponíveis locais exclusivos para a prática”.

Todavia, em casos de discriminação, proibição, repressão ou constrangimento, um projeto de lei que pune atos como esses, segue em tramitação na Câmara de Deputados.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *