Mamaço: ato busca incentivar a importância da amamentação

Durante o mês de conscientização, “Agosto Dourado”, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo tem relizado uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção para a importância do leite materno na vida do bebê e das mães.

Uma iniciativa que tem acontecido por todo o Brasil é o “mamaço”. A ação mobiliza gestantes, mães que amamentam, doadoras de leite e profissionais da área buscando incentivar e orientar a população sobre o ato de amamentar.

Uma recomendação da Organização Mundial da Saúde diz que a sociedade tem o papel de tornar as comunidades mais acolhedoras com a amamentação. Neste ano, as atividades do “Agosto Dourado” buscam incentivar a participação dos pais e familiares em todo esse processo, com o tema:  “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro!”

De acordo com a Subsecretária de Atenção Básica de Saúde, Ariadna Heringer, “esse tema surgiu a partir da necessidade de estar se discutindo a importância do envolvimento do pai, da mãe, do companheiro, da companheira, nesse ato de amamentar.”.

Liberdade na hora de amamentar

A amamentação é essencial na prevenção de futuras doenças e alergias, por exemplo. Porém, a ação que deveria ser algo natural, é, em determinadas situações, vista com olhares reprovadores.

No Brasil, o artigo 9° da lei 8.069 do Estatuto da Criança e do Adolescente assegura à lactante “o direito de amamentar a criança em todo e qualquer ambiente, público ou privado, ainda que estejam disponíveis locais exclusivos para a prática”.

Todavia, em casos de discriminação, proibição, repressão ou constrangimento, um projeto de lei que pune atos como esses, segue em tramitação na Câmara de Deputados.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta