Ministério da Saúde alerta para risco de surto de dengue

O Ministério da Saúde alerta que o Rio de Janeiro é um dos 11 estados do Brasil que podem ter surto de dengue a partir de março.

A dengue é uma doença febril causada por um arbovírus, um tipo de vírus que transmite doenças através da picadas de insetos, especialmente os mosquitos. A transmissão ocorre pelo mosquito Aedes Aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. Atualmente, existem cerca de quatro tipos de vírus da dengue: os sorotipos 1, 2, 3 e 4.

De acordo com o Coordenador de Vigilância Ambiental de Nova Friburgo, Felipe Oliveira, os casos então controlados na cidade. Mas com as chuvas de verão neste mês de janeiro, que causam o acúmulo de água, e pelo clima da região, o município é um ambiente propício para a procriação do vírus.

O risco de surto para a doença desta vez é o tipo 2. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o vírus não circula no estado desde 2008. Este, por sua vez, é mais forte em relação ao tipo 1, e como grande parte da população nunca teve contato, não desenvolveu anticorpos e, por isso, está mais exposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *