Papa Francisco atende ao pedido de renúncia de Dom Edney e nomeia Administrador Apostólico

Nesta quarta-feira, 22, o Papa Francisco acolheu ao pedido de renúncia apresentado por Dom Edney Gouvea Mattoso no final de 2019. Ele foi o 4º bispo diocesano de Nova Friburgo.

Depois de quase 10 anos a frente da Diocese de Nova Friburgo, Edney agora se torna bispo emérito, ou seja, ele fica desobrigado das funções referentes ao governo diocesano, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

Com a renúncia de Dom Edney, o Papa Francisco nomeou ainda Dom Paulo de Conto, bispo emérito de Montenegro, para o cargo de administrador apostólico da cidade. O Administrador Apostólico assumirá o governo da Igreja particular de Nova Friburgo até que o Santo Padre nomeie um novo Bispo Diocesano.

De acordo com a Diocese, Dom Paulo de Conto tomará posse em uma reunião na Cúria Diocesana, na presença do Colégio de Consultores, no dia 31 de janeiro. A missa de apresentação será dia 9 de fevereiro, às 10h, na catedral de São João Batista.

Dom Paulo de Conto
Foto: Divulgação/Diocese de Nova Friburgo

Depois de ordenado padre, Dom Paulo começou sua atuação pastoral em Rio Pardo, como vigário paroquial. Como pároco em Pântano Grande, em Santa Cruz do Sul e na catedral de Santa Cruz do Sul. Nomeado reitor do seminário maior da Diocese de Santa Cruz, em Porto Alegre e vigário geral da Diocese de Santa Cruz. Em 1991, foi agraciado como bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso. Em 2008, transferido para ser o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, recém-instalada. Em julho de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, cargo que desempenhou durante 6 meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *