Ministério da Saúde recomenda aplicação de quarta dose contra covid para idosos com 80 anos ou mais

O Ministério da Saúde enviou aos estados e municípios na tarde desta quarta-feira (23) uma nota técnica onde recomenda a aplicação de uma quarta dose contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. Segundo o documento, o reforço deve ser aplicado quatro meses após a terceira dose, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer.

De acordo com o Ministério da Saúde, o reforço para o público foi amplamente discutido pela Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), que consideraram a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas Covid-19, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas. 

Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo.

Em nota enviada à TV Zoom, a Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial sobre o assunto. O Município aguarda nota técnica com a orientação para proceder com a ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.