SaúdeÚLTIMAS

MP aponta várias irregularidades na saúde pública de Nova Friburgo

O Ministério Público do estado do Rio enviou um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde apontando irregularidades no hospital municipal Raul Sertã, na UPA e nas UBS e cobrando providências urgentes do poder público e que todos os responsáveis sejam penalizados.

No documento, o MP diz que encontrou falhas no atendimento em setores como o Pronto Socorro e a Ortopedia do HMRS, além da falta de médicos não só no Raul Sertã, mas também na UPA e nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Tudo isso, segundo o Ministério Público, pode caracterizar o crime de improbidade administrativa, que são atos ilegais ou que vão contra os princípios da administração pública.

Todos os apontamentos foram enviados para a secretaria municipal de Saúde para que as denúncias possam ser apurados. Uma cópia também foi encaminhada para a Câmara, para que a casa legislativa possa tomar as medidas que entender como necessárias.

O que diz a Prefeitura:

A Tv Zoom entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura que informou que: ” Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em relação à falta de determinadas especialidades médicas no Hospital Municipal Raul Sertã, a empresa prestadora do serviço vem sendo notificada desde setembro de 2023, no intuito de suprir a defasagem sob pena de aplicação das sanções administrativas cabíveis.

No entanto, diante da inércia da mesma em solucionar o impasse, foi instaurado um processo administrativo sancionador, onde está prevista a aplicação de s multa, tendo sido os autos remetidos à Procuradoria Geral do Município para notificação extrajudicial da empresa, oportunizando-lhe o contraditório e ampla defesa. Em relação às outras irregularidades apontadas pelo ofício, a Secretaria Municipal de Saúde já está apurando os itens mencionados para tomar as medidas cabíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *